Rochas são associações de minerais, que por diferentes motivos geológicos, acabam ficando intimamente unidos. Embora coesa e, muitas vezes, dura, a rocha não é homogênea, não tem a continuidade física de uma mineral, podendo ser subdividida em todos os seus minerais constituintes. O critério usado para a divisão geral das rochas é a origem destas ou seu modo de formação. A formação das rochas se dá por resfriamento do magma, consolidação de depósitos sedimentares e metamorfismo.
Classificação das rochas quanto à quantidade de tipos de mineral:
Rocha simples: quando formada por um só tipo de mineral. Exemplo: quartzito - mineral único: quartzo.
Rocha composta: quando formada por mais de uma espécie mineral. Exemplo: granito - minerais presentes: quartzo, feldspato e mica.
Classificação das Rochas quanto à Origem:
- magmáticas ou ígneas
- sedimentares
- metamórficas.
ROCHAS ÍGNEAS Rochas ígneas são as rochas que tiveram origem a altas temperaturas, a partir de matéria mineral fundida em grandes profundidades. O material fundido no interior da Terra é chamado de magma. As rochas são classificadas tradicionalmente em três categorias por sua gênese: 1) ígneas; 2) sedimentares; e 3) metamórficas. As rochas ígneas são formadas por meio do resfriamento de magmas, sendo consideradas como rochas primárias, ou seja, de origem líquida. A energia formadora das rochas ígneas de magmas é o calor interno da Terra. O resfriamento dos magmas pode ocorrer tanto na superfície quanto no interior da Terra.
ROCHAS SEDIMENTARES Sedimentos são deposições de materiais que resultaram da decomposição, desagregação, e retrabalhamento de rochas pré-existentes de várias origens. Posteriores processos de litificação por diagênese transformam os sedimentos em rocha sedimentar. Uma rocha qualquer pode sofrer intemperismo (processos de desintegração e decomposição que levam a desagregação das rochas expostas à superfície) e os produtos do intemperismo podem ser removidos mecanicamente ou em solução. O processo de remoção dos produtos de intemperismo é conhecido por erosão e a movimentação desses materiais é chamada de transporte.O conjunto de intemperismo e erosão constitui o processo de denudação. Os sedimentos transportados são depositados em locais favoráveis e nesses locais são acumulados, compactados e, pela diagênese, formam rochas sedimentares. Formação de Rochas Sedimentares
ROCHAS METAMÓRFICAS Metamorfismo de rochas são alterações, no estado sólido, da composição mineralógica, textura/estrutura das rochas pré-existentes (ígneas, sedimentares, metamórficas) devido à ação de determinados agentes (Temperaturas, Pressão, soluções) denominados agentes de metamorfismo por longo período de tempo. Os processos metamórficos ocorrem, em geral, associados aos processos tectônicos (Cinturões Tectonometamórficos). O campo dos processos metamórficos é delimitado pelos processos diagenéticos de baixa temperatura e por outro lado pelo início da fusão das rochas a altas temperaturas. Os processos metamórficos ocorrem em geral associados a processos tectônicos, esses processos provocam modificações nas condições físico-químicas às quais os protólitos estavam submetidos, o que conduz ao reequilíbrio dessas rochas através de reações metamórficas, que modificam a composição mineralógica e promovem reorganização estrutural e textural. As rochas metamórficas podem preservar alguns dos aspectos originais dos protolitos (rochas a partir das quais foram geradas as rochas metamórficas), como composição química, estruturas primárias ou núcleos de minerais remanescentes envoltos por minerais neoformados. As características remanescentes que sobrevivem aos processos metamórficos constituem a memória passada das rochas metamórficas, essenciais para a identificação do protólito. Por outro lado o estudo da assembléia mineral nos dá informações sobre o passado recente dessa rocha e podem-se estabelecer as condições físico químicas que atuaram durante o metamorfismo para reconstituir o processo evolutivo dessas rochas.
Ciclo de Formação das Rochas :
Fonte: mineralogia.xpg.com.br
Muito bom e interessante, publicação ótima, parabéns.
ResponderExcluir